Movimento Zeitgeist Brasil

Estrutura

O Movimento Zeitgeist é organizado a partir de sua estrutura básica, o que inclui:

Membros

Para uma pessoa ser tecnicamente considerada um membro do Movimento Zeitgeist, ela deve ser ativa em um Capítulo. Se não existe um Capítulo em sua respectiva região, um membro em potencial pode criar um. Saiba como criar um capítulo (link para o vídeo explicativo).

Capítulos

Capítulos são grupos regionais do Movimento Zeitgeist, organizados em camadas:

  • Capítulo Global: abrange todos os Capítulos do Movimento Zeitgeist, existentes ao redor do mundo.
  • Capítulos Nacionais: compreendem os Capítulos associados à esfera dos países. Exemplo: Movimento Zeitgeist Brasil.
  • Capítulos Regionais: compreendem os Capítulos associados à esfera de uma determinada região, dentro de um país (e integra o respectivo Capítulo Nacional). Podem compreender um estado ou uma província, por exemplo. Ou seja, associa-se ao grau imediatamente inferior de distinções regionais dentro de um determinado país. Exemplo: Movimento Zeitgeist Minas Gerais.
  • Capítulos Locais: compreendem os capítulos associados, em geral, à esfera de uma cidade, também podendo ser associados, por exemplo, a um campus universitário. De todo modo, em regra geral, compreendem o grau imediatamente inferior de distinções regionais dentro de um determinado estado ou província (integrando, portanto, o Capítulo Regional respectivo). Exemplo: Movimento Zeitgeist Belo Horizonte.

Times

São grupos de membros, organizados em equipes de trabalho específicas, as quais têm como propósito viabilizar o desempenho de funções vitais ao funcionamento do Movimento Zeitgeist. Os times podem ser globais, nacionais, regionais ou locais.
Exemplo: Time Linguístico Brasileiro (nacional).

Coordenadores

São membros organizadores de cada capítulo ou time. São, ainda, “pessoas referência”, que têm como intuito organizar determinadas operações essenciais, o que envolve possíveis problemas de administração relacionados. Eles não devem ser confundidos com líderes, autoridades ou "tomadores de decisão". Eles são iguais, em importância, aos demais membros, e não estão em posição de tomada de decisão final sobre o capítulo ou time. São, simplesmente, pessoas que oferecem seu tempo em prol do Movimento, muitas vezes, tomando a iniciativa no que se refere aos seus respectivos projetos.